quinta-feira, 8 de abril de 2010

Impulso

"Se impulso fosse garantia de sucesso, o mundo seria dos cangurus".

Decisões tomadas por impulso são as que mais parecem certas.

Mas infelizmente, pessoas e empresas conhecem na pele os desastres causados por elas.

Mas... Sem impulso, nenhuma ave levanta vôo.

Sem impulso, nenhum avião decola.

Nenhuma bola atravessa o gol.

Por outro lado, nada é mais perigoso para a felicidade e a prosperidade do que decisões tomadas sem pensar.

Veja só:

Quando um jogador vai bater um pênalti, o que ele faz?

Fica ao lado da bola e sai como um louco pra dar um chute na hora em que o juiz apita...

O jogador e-s-p-e-r-a...Respira fundo... Anda para trás um pouco, d-e-v-a-g-a-r... o-l-h-a para a barreira... o-l-h-a para o gol... Deixa a torcida rezando... Calibra a força... , respira fundo novamente... Foca... Calcula o ângulo e...num impulso poderoso arrancar gritos da galera....Chuta!

Existe uma razão para o jogador fazer tudo isso porque se ele seguir esse ritual, tem 1 chance em 4 de fazer o gol . Caso contrário tem 1 chance em 105 (sim, eu disse cento e cinco!)... E estaria fora... a mesmíssima coisa acontece em sua vida.

Cada decisão importante é um pênalti que você chutará para o gol. O que você prefere: 25% de chance de dar certo ou somente 0,95%? Use-os a seu favor.

Ninguém deve tomar uma decisão importante, antes de parar – Focar e só então, decidir. O impulso é a última ação, jamais a primeira. Impulso serve para impulsionar, não para decidir.

Quando os impulsos nos controlam, engordamos por comer tudo o que temos impulso em comer, ficamos sem dinheiro por comprar tudo o que temos o impulso em comprar e nos complicamos por fazer escolhas das quais nos arrependemos por muito tempo.

Mas existe um truque para usar o impulso, sem ser usado por ele. Simplesmente, inverta sua sequência de ações, aplicando o impulso depois, bem depois, da sua decisão, jamais antes.

Como diz o ditado, "se impulso fosse garantia de sucesso, o mundo seria dos cangurus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário